Primeira Infância: a fase mais importante da vida - Azul e Rosa

Primeira Infância: a fase mais importante da vida

A primeira infância é a fase da vida entre zero e seis anos de idade. De repente aquele bebê recém-nascido torna-se um ser que anda, corre, fala, pensa, se relaciona e faz escolhas. Tudo acontece na primeira infância.

Passamos por transformações ao longo da vida e já compreendemos que os primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento humano. Oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é mais eficaz e gera menos custos do que tentar reverter ou minimizar os efeitos ou problemas futuros.

É nessa fase que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais que podem ter efeitos sobre a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuros. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.

No processo do desenvolvimento infantil, é preciso muitos cuidados, um caminho que parte da extrema dependência para a independência e autonomia. O adulto oferece a voz, o olhar, o corpo que segura e acolhe, oferece as palavras que consolam, que explicam, insere a criança no mundo e suas infinitas possibilidades. À criança cabe viver todas essas experiências que lhe são oferecidas: ser curiosa, investigar, conhecer e, mais do que tudo, BRINCAR!


Marina La Selva
Pedagoga e Psicopedagoga
Especializada em Neuroeducação

0/5 Singular: (0 Análise)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *